Publicidade

DESCRIÇÃO DO CURSO

Para responder às necessidades do mercado de trabalho, o curso Técnico em Publicidade proporciona ao aluno o conhecimento das diversas ferramentas da comunicação, integrando a publicidade, promoção, marketing direto, fotografia, mídias sociais, eventos, assessoria de imprensa.

Técnico em Publicidade auxilia em:

1. etapas de criação, elaboração e planejamento de projetos de comunicação impressos e eletrônicos, voltados para a mídia, incluindo a concepção de marcas, produtos e serviços

2. Realizar pesquisa para projetos de comunicação, na prospecção de imagens, linguagens e outros recursos que subsidiam o processo produtivo da área. Além, de Coleta dados de impactos de campanhas publicitárias junto ao público e muito mais.

O curso é realizado em parceria com a SINAPRO - Sindicato das Agências de Propaganda do Piauí.

CONTEÚDO

MÓDULO I – Neste módulo o aluno compreende os pressupostos básicos para a profissão de publicitário (a). Desenvolve habilidades nos campos da língua, vivenciando o uso do português para publicidade, bem como da estética e história da arte. Este módulo apresenta os fundamentos da publicidade.


MÓDULO II – O aluno desenvolve competências que o habilitam a atender e planejar as contas e demandas dos trabalhos criados para os clientes e a administrar internamente as tarefas de cada campanha.


MÓDULO III – Oferece ao aluno a vivência do processo de criação de campanhas e peças publicitárias de produtos e serviços, desde a concepção das ideias até todos os desdobramentos e sua execução em softwares gráficos nos diversos formatos e canais de veiculação. Ao final terá experimentado todo o processo criativo de uma atividade de comunicação integrada.


MÓDULO IV – Coloca o aluno no ambiente de produção de todas as ações e peças elaboradas para uma campanha de comunicação, vivenciando todas as etapas de execução dessas peças até sua entrega, finalizadas para veículos e/ou locais de divulgação. Ao final terá vivenciado o uso de ferramentas tecnológicas e especializadas de cada atividade e terá sido inserido no contexto da gestão de prazos e contatos com terceiros.


MÓDULO V – Capacita o aluno a estruturar um plano de mídia e veiculação das peças criadas na campanha através da escolha e seleção dos veículos adequados para a disseminação das mensagens e acesso ao público consumidor. O aluno também poderá desenvolver ou identificar novas possibilidades de canais e mídias alternativas que cumpram com o objetivo de pulverização das mensagens.

DISCIPLINAS

 Aula inaugural:

Conhecendo o curso; espaço de diálogo com o tema: A publicidade versos consumo consciente.


O mundo da publicidade:

Conceitos de comunicação, marketing, propaganda, publicidade, jornalismo, relações publicas; a importância da publicidade; principais formas de propaganda: propaganda comparativa, cooperativa, corretiva, institucional, ponto de venda, (PDV), subliminar; merchandising; O mercado da publicidade, agência de publicidade e as empresas; ética e legislação; o profissional de publicidade.


Inovação e processo criativo:

A era da inovação; mas o que é inovação; Inovar vale a pena? Modelos de inovação; Criatividade começa na infância; Como nascem as ideias; pensando em novas caixas; processo criativo; a importância da criatividade para as empresas; Estudo de casos (estratégia da coca-cola, IBM e Instituto Comradio); praticando a criatividade e a inovação.


Aula de imersão:

A vida por trás de uma agência de publicidade.


Atendimento:

Conceito de atendimento; Abordagens ao cliente; Elaboração do briefing. Desenvolvimento dos processos de uma agência;  Relações com fornecedores, veículos e anunciantes; Funções do profissional de atendimento dentro de uma Agência de Publicidade. Praticando o atendimento.  O papel do profissional de atendimento. Noções de vendas e negociação. Conquista e fidelização de clientes. Apresentação de campanhas; Gerenciamento de contas publicitárias.


Estética, marcas e Comunicação na prática:

Dimensões estéticas da comunicação social. Comunicação, percepção e estética. A arte como sistema de significação. Os meios de comunicação e a reprodução da obra de arte. Mídia e criação estética. Mídia e padronização estética. A produção artística e os meios de comunicação de massa no Brasil. Marketing e Marcas; Publicidade e Marcas; Valor das Marcas; a relação consumidor e a marca; cliente e a marca; agência e marca; mercado e marca; construindo uma marca; case sobre marcas; a importância da marca para o negócio; como patentear uma marca.


Direção de Arte I:

Direção de arte por quê? O papel do diretor de arte numa agência de propaganda; Design e a arte na propaganda; O que faz um anúncio ser apaixonante? Como surgem as ideias? A Ideia boa é a executada; A importância do craft no trabalho; Analisando portfolio de artistas, designers e diretores de artes consagrados; A linguagem visual a partir da arte clássica até a cultura pop contemporânea; Como usá-las para enriquecer seu repertório.


Direção de arte II:

Difícil é fazer simples; Verbas limitadas estimulam a criatividade; Dicas de como fazer mais com menos; Quando valor da ideia é maior que dinheiro - análise de cases; O passo a passo da criação, desde o briefing até a execução final; Exercício prático com análise – Praticando o Briefing; Direção de arte no mundo digital: o impacto do digital no trabalho do criativo; Potencializar ideias no digital; quando e como usar Aplicativos, sites, video-games, softwares e rede sociais.


Marketing:

Conceitos de marketing: necessidades e desejos, troca, produto, mercado e demanda. A teoria dos 4 P ́s: produto, preço, praça e promoção. Os 5’ Cs comunicação, consistência, coordenação, colaboração e controle; Planejamento mercadológico e de comunicação; Mercado e segmentação de mercado. As diversas aplicações do marketing: político, cultural, social e ambiental. Merchandising e promoção de vendas.


Planejamento e produção de eventos:

História e influência sócio- econômica dos eventos. Empresa organizadora de eventos. Instrumentos de legislação específica de empresas organizadoras e dos próprios eventos. Organizador de eventos e o trabalho em equipe. O evento como ferramenta de comunicação. Eventos culturais, científicos e promocionais. Tipologia dos eventos públicos e privados. Normas de cerimonial e protocolo. Planejamento e procedimentos no pré-evento, evento e pós-evento.


Planejamento de Mídia:

Cobertura, frequência, GRP, CPM, adequação dos meios no plano de mídia, relação custo x benefício. Seleção e compra de espaço. Mensuração de resultados. Análise de briefing sob a ótica da mídia.


Técnicas de criação:

Bloqueios e desbloqueios criativos; pensamento concreto versus abstrato; técnicas de brainstorming; mapas mentais; conexão de ideias; estratégia de restrição e ampliação; pensamento lateral; exposição e aceitação; educação criativa; problema versus solução; exercícios práticos de criatividade.


Pesquisa de Mercado:

Estuda e classifica o público-alvo: técnicas qualitativas e quantitativas no estudo do consumidor. Segmentação, hábitos e atitudes, opiniões e comportamento. A pesquisa de avaliação e de controle da eficiência da comunicação publicitária.


Pesquisa com consumidor:

Apresenta e discute a pesquisa de mercado como suporte à tomada de decisões em publicidade, propaganda e em todos os cenários que envolvem o consumidor. Analisa a importância dos sistemas de informações no contexto mercadológico. Apresenta e discute os tipos de Pesquisa de Mercado. Discute as tendências contemporâneas da Pesquisa de Mercado. Exercício prático de pesquisa.


Redação Publicitária I:

O papel do redator; Redação e edição de mensagens de publicidade e propaganda para Rádio, TV, Impresso e Internet; Redação e adequações da língua portuguesa ao texto publicitário. Redação texto/imagem, desenvolvimento e aplicação de técnicas, estilos e elementos da linguagem publicitária. Exercícios práticos.


Redação Publicitária II:

Criação e produção de textos publicitários para peças impressas Criação e produção de roteiros para TV, Rádio, Impresso e Digital Cinema e Novas Mídias. Aplicação de efeitos sonoros em trilhas ou texto A relação tempo/imagem e tempo/som; Planejamento, criação e produção de comerciais; Integração publicitária. Técnicas de produção de imagens. Oficina de criação de peças publicitárias e audiovisuais.


Espaço de Dialogo:

Profissionais de Publicidade TV, Rádio e Internet conversam sobre o comportamento, a percepção dos veículos e dos consumidores de mídia.


Fotografia Publicitária:

Conhecimento histórico sobre o inicio da fotografia aplicada à publicidade no Brasil; Fundamentos e técnicas da fotografia utilizadas em um estúdio fotográfico; A Linguagem e o uso da tecnologia e equipamentos da fotografia profissional; Teoria da Cor. Uso da película colorida em fotografia; O Projeto Fotográfico; Planejamento e Produção de fotografias voltadas para o setor audiovisual e para peças publicitárias; O processo de tratamento e finalização de uma fotografia publicitária; A Fotografia Digital; Montagem de um portfolio digital.


Produção e gravação de propaganda para a TV:

Orçamento e cronograma de produção. Exercícios de pré-produção, produção e finalização; Gravação em estúdio; Edição; Direção de Arte: Cenários, Figurinos e Maquiagem. Efeitos digitais eletrônicos. Exercícios práticos de vídeo em publicidade.


Produção e gravação de propaganda para o Rádio:

Orçamento e cronograma de produção. Exercícios de pré-produção, produção e finalização; Criação de jingles, spots. Efeitos especiais ópticos e mecânicos. Edição em Rádio; Exercícios práticos de vídeo em publicidade.


Criação e Gestão de marcas:

A importância da marca no processo mercadológico. Noções de Branding e Brand Equity. O Sistema de Identidade e o Manual de Identidade Visual. Exercícios de diagramação e criação de símbolos, marcas e logotipos.


Criação e gestão em Marketing Digital:

Conceitos e ferramentas do marketing digital. A integração do Marketing - mix e o Planejamento de Marketing digital; segmentação, análise do mercado-alvo, perfil de clientes e gerenciamento de bancos de dados. Comércio eletrônico e desenvolvimento de marcas na Internet. Apresentação de cases.


Workshop de ideias inovadoras em Publicidade:

Concurso de ideais inovadoras na publicidade. As três melhores ideias serão financiadas.


Empreendedorismo e Gestão de negócios em comunicação:

Visualizar as características do comportamento empreendedor e sua importância para o desenvolvimento pessoal e profissional, aplicando modelos mentais e técnicas de desenvolvimento do perfil empreendedor na busca da sensibilização e do desenvolvimento de uma atitude empreendedora e do comprometimento com o objetivo do curso.


Negociação:

A negociação como gestão, liderança e resultados. Princípios, fundamentos e conceitos da negociação; conflitos na negociação; estios e modelos de negociação; planejamento da negociação. Prática de negociação.


Jogos de venda:

O planejamento estratégico na Gestão de vendas das empresas: a importância de sua assertividade. Elaboração de um planejamento de vendas com base nos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso; Dinâmica onde os participantes, através de jogadas, praticam e utilizam os conhecimentos obtidos durante o curso, avaliando alternativas e simulando o exercício do processo decisório de vendas nas empresas, desde a prospecção até o fechamento das vendas.


Planejamento estratégico de Marketing:

Planejamento estratégico. Evolução dos sistemas de planejamento. Análise macro-ambiental: tendências, oportunidades e ameaças. Conceito de cadeia de valores como base na sustentação da vantagem competitiva. Diferença entre estratégia e eficácia operacional. Sistemas de atividades e a definição do posicionamento corporativo. Análise SWOT; Desenvolvimento de estratégias. O Balanced Scorecard (BSC). Elaboração do plano de ação.


Resultado do Concurso de ideais inovadoras na publicidade. As três melhores ideias serão financiadas:

Divulgação do Concurso de ideais inovadoras na publicidade.

TIRE SUAS DÚVIDAS

- Quem promove o curso?
O Curso Técnico em Publicidade é promovido pela Escola de Comunicação Comradio do Brasil em parceria com o SINAPRO - Sindicato das Agências de Propaganda do Piauí.


- Qual é o objetivo do curso?
Formar profissionais de nível técnico cujo perfil compreenda, fundamentalmente, uma visão que integre todas as áreas da comunicação que tem como foco a divulgação e a publicidade, seja ela industrial, comercial ou de prestação de serviços, utilizando tecnologia moderna com o intuito de aprimorar a relação custo x benefício, usar a criatividade em prol dos resultados, sobretudo com ética e responsabilidade no uso de verbas apresentadas por seus clientes, desenvolver maior integração com a comunidade e as empresas da região e garantir capacitação técnica e profissional (dinâmica e atualizada), valorizando o interesse pela profissão e a busca permanente pela qualidade dos produtos e serviços prestados.


- Quais são as exigências para que ao final o aluno seja aprovado no curso?Serão considerados aprovados os alunos que: obtiverem média igual ou superior a 07 (sete) nas avaliações; Assinar o termo de compromisso com a Escola no início do curso; Ter no MÍNIMO 80% de presença nas aulas teóricas e 80% de presença nas aulas práticas, durante todo o curso.


- Qual é o tempo de duração do curso profissionalizante? Qual a carga-horária?
O curso tem carga horária de 800 horas, sendo 440 horas de aulas teóricas e 360 horas de aulas práticas, distribuídas em 12 (doze) meses, sendo que as aulas acontecem dois finais de semana a cada mês.


- Quem pode fazer o curso?
Qualquer pessoa que tenha concluído ou conclua o Ensino Médio até o final do curso.


- Quantas vagas são disponibilizadas?
São disponibilizadas 30 vagas por turma.


- Quais as formas de pagamento das mensalidades?
As mensalidades podem ser pagas através de boleto bancário, cartão de crédito ou via depósito bancário (Banco do Brasil Ag. 2428-7 C/C 35.000-1 | BMP Sistema de Comunicação LTDA).


- Onde serão as aulas?
As aulas acontecem na Sala de Treinamento Joel Silva (Ed. Eurobusiness - Sala 1011 - Av. Jóquei Clube, 299).


- Quais os horários e os dias que serão realizadas as aulas?
As aulas acontecem de acordo com a demanda do curso.


- E quanto ao material didático?
Todo o material didático necessário para o desenvolvimento do curso será disponibilizado na plataforma online "Área do Aluno" cujo endereço será fornecido pela Escola Comradio do Brasil.


- Qual será o investimento do aluno no curso?
O investimento nas mensalidades é de R$ 300,00 durante 12 meses.


- O que é e como acontece o “Espaço de Diálogo”?
O “Espaço de Diálogo” é um encontro com um profissional de comunicação experiente para uma conversa franca e aberta sobre o dia a dia do fazer comunicação.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

No primeiro dia de aula o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

- Duas (02) cópias AUTENTICADAS da Carteira de Identidade (RG);
- Duas (02) cópias AUTENTICADAS do CPF;
- Duas (02) cópias AUTENTICADAS de comprovante de residência;
- Duas (02) cópias AUTENTICADAS do diploma e histórico escolar do ensino médio;
- Duas (02) cópias AUTENTICADAS da Certidão de Nascimento ou Casamento
- Duas (02) fotos 3x4, recentes.
- Apresentar o comprovante de pagamento da matrícula que corresponde à primeira mensalidade.

FICHA TÉCNICA DO CURSO

Habilitação, qualificações e especializações:

Habilitação: Técnico em Publicidade
- O curso é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação do Piauí (Resolução 171/2014)
- Registro profissional expedido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego válido em todo território nacional.


Unidade Escolar

Nome de Fantasia: ESCOLA DE COMUNICAÇÃO COMRADIO DO BRASIL
Razão Social: BMP - Sistema de Comunicação LTDA
CNPJ 13.994.818/0001-19
Esfera Administrativa: Privada
Endereço: Av. Jóquei Clube, 299 – Jockey | Ed. Eurobusiness | Sala 1011
Teresina - Piauí
CEP 64049-240
Telefone: (86) 3221-0775
E-mail: escola@comradio.com.br
Site da unidade: www.comradio.com.br/escola
Área do Curso: COMUNICAÇÃO

VÍDEOS

Espaço de Diálogo com Antenilton Marques (Presidente do CONADE Teresina)

Aluna da Escola Comradio do Brasil entrevista o escritor Paulo José Cunha em atividade do módulo de vídeo

Formatura Escola Comradio do Brasil - Turma Picos 2011


ATENDIMENTO AO ALUNO

Local do curso: Sala de Treinamento Joel Silva (Ed. Eurobusiness - Sala 1011 - Av. Jóquei Clube, 299)
Telefone: (86) 3221-0775 
E-mail:escola@comradio.com.br
Atendimento presencial as quartas e quintas-feiras, de 9h a 17h
(Ed. Eurobusiness - Sala 1010)

PROFESSORES

Alexandra Teodoro

Aline Santiago

Amanda Campos

André Leão

Ângela Araújo

Dell Melo

Denise Freitas

Djalma Lemos

Francisco José

Jerê Roseno

Jessé Barbosa

José Dantas

Karla Nery

Lana Krisna

Lanussa Raquel

Mayanna Magalhães

Mayara Ferreira

Rosângela Veras

Ruth Costa

Samanta Pertesen

Tales Carvalho

Thiago Amaral

Ubiracy Saboia

Yako Guerra

PÚBLICO

São oferecidas 30 vagas para concludentes do ensino médio, estudantes de jornalismo, marketing, relações públicas, publicidade, blogueiros, organizadores de eventos, gestores de mídias sociais e pessoas interessadas em ampliar seus conhecimentos em comunicação.


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