Oratória e Media Training

CONTEÚDO

Para falar em Público

·  Mitos e verdade sobre o medo de falar

·  Naturalidade, técnica e eficiência na hora de falar 

·  Improvisar em qualquer situação 

·  Sair de situações difíceis e inesperadas 

·  Construir uma imagem confiante e simpática 

·  Desenrolado e sem constrangimento na hora de falar

·  Falar na hora certa de acordo com os ambientes   

·  Planejar apresentações criativas e envolventes

·  Evitar o “brancão” 

·  Cacoetes e vícios 

·  A linguagem do corpo para melhorar a postura e gesticulação com harmonia e naturalidade 

·  Conquistar ouvintes hostis e indiferentes 

·  Relacionamento ativado por ferramentas da comunicação 

·  Responder e fazer perguntas com segurança


Postura vocal

·  A voz

·  Mitos e verdades sobre a voz

·  Exercícios vocais


Você e a mídia

·  Como funciona uma redação: a pauta, a reportagem, a edição; quem é quem na redação;

·  Entendendo a imprensa

·  Como ter a imprensa como aliada;

·  Como se tornar um consultor da imprensa, só assim você estará na mídia;

·  Aparecer na mídia como solução;

·  Laboratório de Mídia (Media Training na prática): simulados práticos com entrevistas para rádio, jornal impresso, telefone, internet. (reportagem para site e chat) e televisão, nos vários formatos: entrevista simples (repórter e entrevistado), entrevista coletiva, programa de entrevista, debate.

OBJETIVOS

·  Capacitar o participante para ter uma postura proativa no trato com os meios de comunicação de massa;

·  Preparar o participante para lidar com situações de crise

·  Abordar técnicas para trabalhar as informações e construir as mensagens e contra-mensagens a serem repassadas ao público por meio da imprensa, além de discutir técnicas para lidar com situações de crise, utilizando crises reais e recentes para a apresentação de cases;

·  Proporcionar simulações de situações práticas de contato com a imprensa (mídia impressa, radiofônica, on-line e televisiva), acompanhadas da avaliação do desempenho dos participantes, com análise personalizada, orientações de como portar-se nos diversos casos e elaboração de um plano de desenvolvimento focado nas dificuldades observadas;

·  Fomentar a discussão sobre o papel dos participantes como representantes institucionais, fornecer subsídios para que os executivos compreendam as responsabilidades do representante na construção da imagem da instituição e prepará-los para fazer uso dos meios de comunicação a fim de atingir os objetivos da instituição.

 

PÚBLICO/CLIENTE

 ·  Candidatos a cargos eletivos (vereador, prefeito, deputado, governador e senador)

·  Coordenadores

·  Gerentes

·  Diretores

·  Secretários Municipais

·  Assessores de Comunicação de ONGS e empresas privadas

·  Estudantes de jornalismo, relações públicas, publicidade e marketing.

METODOLOGIA

 Parte Teórica

  • Você vai saber como funciona uma redação de jornalismo: a pauta, a reportagem, a edição; quem é quem na redação;
  • Como se aproximar de um modo positivo do jornalista
  • O que pode transformá-lo de um simples entrevistado em um consultor da mídia;
  • Como estar preparado para qualquer tipo de entrevista
  • Como se comportar diante do entrevistador
  • Associação de imagem: você vai aprender a estar preparado quanto a gestos, traje, adereços e oratória


Parte Prática

  • Serão feitas entrevistas com todos os participantes individualmente. As entrevistas serão assistidas e analisadas.
  • Depois será feito um resumo. Você vai saber o que evitar e o que ressaltar para ter sempre o melhor desempenho.
  • No final, você vai receber um DVD com a sua entrevista para assistir e estudar seu desempenho.


Pré-treinamento

Antes do período contratado para o media training, logo após o fechamento do contrato, a nossa equipe propõe:

  • Conhecer o histórico da aluno/cliente/instituição/ no que diz respeito à exposição na mídia: clipping impresso e eletrônico e de relatório do departamento de Assessoria de Imprensa com descrição das crises mais importantes. (casa tenha) 
  • Levantar o perfil do participante, por meio de questionário emitido por e-mail com as seguintes informações: nome, formação, área em que atua na entidade, funções desenvolvidas, possíveis situações de crise no departamento em que trabalha, experiências já vivenciadas junto à imprensa, auto-avaliação sobre o desempenho durante entrevistas e sobre deficiências e habilidades no trato com os jornalistas.


Pós-treinamento

Além da análise individual entregue ao participante junto com a cópia das gravações realizadas, a nossa equipe emite um relatório geral que inclui as atividades desenvolvidas e a avaliação dos resultados. A partir da realização do treinamento, ficamos à disposição para o trabalho de Auditoria de Comunicação, visto que a imagem ou reputação que uma instituição/cliente constrói só pode ser medida se for desenvolvido um intenso trabalho de avaliação/auditoria. A ferramenta possibilita o questionamento do plano estratégico para redirecionar os caminhos traçados, prática freqüente nas ações de comunicação.  

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS

 Iraildon Silva Mota - Coordenador

Graduado em Comunicação Social: habilitação Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Estadual do Piauí; Pós-Graduado em Gestão de Comunicação Corporativa pela Universidade Federal do Piauí; Presidente do Instituto Comradio do Brasil; Atuou como Relações Públicas na Coordenadoria de Comunicação Social do Piauí; Co-fundador da Agência de Comunicação Aliança Brasil; Professor de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Estadual do Piauí; Experiência na área de Comunicação Organizacional, produção de conteúdo para a mídia, elaboração e gerenciamento de projetos de comunicação, gestão de crises de imagem.


Luiz Fernandes – Facilitador

Jornalista; Especializado em Jornalismo investigativo; estudou comunicação na Escola DILIT em Roma, especialista em oratória e postura vocal; é professor da Escola Comradio do Brasil e também professor de cursos preparatórios para concursos públicos; é palestrante especializado em temas motivacionais, liderança, como falar em público; Atualmente é repórter da TV Meio Norte; Atuou como âncora da TV Antares; tem 25 anos de experiência em Rádio e TV; atuou como repórter nas emissoras: Rádio Tropica e AM Verdinha da cidade de Fortaleza; Foi diretor, editor, repórter, apresentador da TV Diário no Ceará;  

Atenção:

Os profissionais apresentados nesta proposta podem ser alterados mediante o não agendamento prévio estabelecido.

UNIDADE ESCOLAR

Nome de Fantasia: ESCOLA DE COMUNICAÇÃO COMRADIO DO BRASIL
Razão Social: BMP - Sistema de Comunicação LTDA
CNPJ 13.994.818/0001-19
Esfera Administrativa: Privada
Endereço: Av. Jóquei Clube, 299 – Jockey | Ed. Eurobusiness | Sala 1012
Teresina - Piauí
CEP 64049-240
Telefone: (86) 3221-0775
E-mail: escola@comradio.com.br


Deixe um comentário: